Páginas

MENU

Menu Deslizante

PAI NOSSO

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VEM A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO, NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM.

OS CARISMAS DO ESPÍRITO SANTO


O Catecismo da Igreja Católica ensina (799) que "os carismas são graças especiais que, direta ou indiretamente têm uma autoridade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo".


Acrescenta ainda (800) que, "os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe e também por todos os membros da Igreja. De fato, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e santidade de todo o Corpo de Cristo (…)".


Carisma é uma palavra grega que significa dom gratuito. Os carismas são, pois, dádivas do Espírito Santo dados, segundo a nossa fé e a nossa confiança no poder de Deus. Não são dados aos mais cultos e aos mais inteligentes, mas aos que se abrem à ação do Espírito Santo, que se quer derramar abundantemente em nós. O fundamento de todos os carismas é a caridade, o amor.


Enquanto que os dons do Espírito Santo são permanentes, dados pelo Batismo, para a nossa própria santificação, os carismas são dons especiais, por vezes extraordinários, dados para o bem da comunidade, para o serviço dos outros e assistência da Igreja.


A Igreja primitiva era uma Igreja Carismática, como podemos comprovar nos Atos dos Apóstolos, que nos dão conta dos prodígios que os Apóstolos fizeram depois de Pentecostes. S. Paulo, por sua vez, nas suas Cartas, refere-se várias vezes aos carismas e ao modo como devem ser exercidos. Hoje a Igreja dos nossos tempos tem também necessidade dos carismas: eles são tão precisos como o foram naquele tempo.


Jesus Cristo, em Jo 14,12, disse: “Em verdade em verdade vos digo: aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai". Esta é uma realidade na qual todos devemos acreditar. É a realidade da nossa fé.


Deus, através do Espírito Santo, continua a servir todos nós que somos Igreja. É tendo subjacente esta promessa de Jesus que devemos acolher os carismas, como graças que procedem do Espírito Santo e das quais a Igreja tanto necessita.


Na 1ª Carta aos Coríntios (12,4-11) S. Paulo faz uma enumeração dos diversos carismas. De acordo com esta enumeração dividimos os carismas em 3 grupos:
- Carismas da palavra: Dom das línguas; Dom da interpretação das línguas; Dom da profecia.
- Carismas das obras: Dom da fé carismática; Dom das curas; Dom dos milagres.
- Carismas da revelação ou do conhecimento: Dom do discernimento dos espíritos; Dom da sabedoria; Dom da ciência.


Todos os carismas são para crescimento da Igreja, para servir a comunidade. S.Paulo exorta-nos a ansiar pelos carismas e por isso devemos:
- Rezar para que o Senhor nos dê os dons;
- Estar disponíveis para os receber;
- Ser humildes, conscientes de que nós nada fazemos e que é Deus que tudo pode e é n'Ele que está a nossa força.


Maria de Lurdes Azinheiro
Grupo Pneumavita




Podemos dividir os carismas em grupos distintos segundo sua função. Não há pretensão de apresentar uma classificação exata, clássica, completa.

Carismas de conhecimento

São aqueles, pelos quais o Espírito Santo comunica á mente e ao coração do cristão conhecimentos íntimos, secretos ás vezes, de que necessita para auxiliar, servir melhor, socorrer à comunidade ou algum membro da mesma; conhecimentos que por si só, ele não poderia ter.
Carisma de Palavra de Sabedoria – 1Cor 12,8.
Carisma de Palavra de Ciência – 1Cor 12,8.
Carisma de Profecia – 1Cor 12,10; Rm 12,6.
Carisma de discernimento dos Espíritos – 1Cor 12,10.
Carisma de Interpretação das Línguas – 1Cor 12,10.

Carismas de ensino

São aqueles carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta para ungir, capacitar, aperfeiçoar os cristãos que se dedicam a ensinar o povo de Deus, principalmente para ensinar as verdades reveladas.
Carisma de Apóstolo – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
Carisma de Profeta – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
Carisma de Doutor – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
(de Ensinar) – (Rm 12,7).
Carisma de Pastor – Ef 4,11.
Carisma de Evangelista – Ef 4,11.

Carismas de ação concreta

São os carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta para capacitar, aperfeiçoar, inspirar e mover aqueles que se dedicam à ação concreta e direta nas comunidades cristãs.
Carisma de Governar – 1Cor 12,28.
Carisma de Presidir – Rm 12,8.
Carisma de Socorrer os Necessitados – 1Cor 12,28.
Carisma de Exortar – Rm 12,8.
Carisma de Exercer Misericórdia – Rm 12,8.
Carisma de Distribuição de Esmolas – Rm 12,8.
Carisma de Ministério – Rm 12,8.

Carismas de poder divino

São os carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta com toda força e poder divinos para que, através dos portadores dos mesmos, Ele realize obras de grande poder.
Carisma da Fé – 1Cor 12,9.
Carisma de Curar Doenças – 1Cor 12,9; 1Cor 12,28.
Carisma de Milagres – 1Cor 12,10; 1Cor 12,28.

Carismas de oração

São aqueles pelos quais “o Espírito Santo vem em socorro da fraqueza humana, pois não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém” (Rm 8,26) e se manifesta concedendo uma oração poderosa, em forma não convencional, em língua desconhecida.
Carisma da variedade de Línguas – 1Cor 12,10; 1Cor 12,28.
Carisma da Interpretação das Línguas – 1Cor 12,10.

Percebemos, nesta listagem, toda variedade e a grande riqueza das manifestações do Espírito Santo na Igreja nascente, aperfeiçoando, fortalecendo, capacitando para a missão de servir na comunidade todos os que se disponham a servir.



Fonte: Carismas para o nosso tempo
Pe. Alírio José Pedrini, SJC
Fonte: http://ocaminho.org.br/portal/quantos-e-quais-sao-os-carismas.html

DESEJO À VOCÊ


Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém